Você está visualizando atualmente Quando fazer a troca do refil do purificador ou filtro de água?

Quando fazer a troca do refil do purificador ou filtro de água?

No mercado, existem diversas marcas de purificadores de água como: Consul, Electrolux, IBBL, Soft Everest, Planeta Água, Libell, Colormaq, Hidrofiltros, dentre outros. E o que todos eles têm em comum, é que se deve substituir o refil que faz filtragem e decloração da água.

O refil é o coração do purificador de água, é ele que faz todo o trabalho para entregar água pura de verdade para você. Mas, como qualquer outro item, ele possui um limite de vida, o que chamamos de vida útil do refil, que é até quando ele conseguirá exerce suas funções perfeitamente.

Confira 5 sinais de que a hora de trocar o filtro de água chegou.

1. Vida útil do filtro de água

O tempo de duração de um refil de filtro purificador varia conforme a marca e modelo do aparelho que pode variar de 3 a 12 meses.
Porém, é importante você saber que, dependendo da qualidade da água que abastece o purificador, e a quantidade de água consumida, esse tempo pode diminuir. Ou seja, em regiões aonde a água chega mais impura, e/ou haja um grande fluxo de pessoas que bebam água, o filtro costuma apresentar menor vida útil. E isso não é motivo de estranheza pois, se o refil venceu antes dos 6 meses, quer dizer que ele está fazendo muito bem o seu trabalho.

2. Fluxo de água

Sem dúvida, um dos principais sinais que evidenciam que o filtro precisa de troca imediata é o fluxo de água.
Quando o filtro já está comprometido, ele tem uma capacidade filtrante muito menor devido ao acúmulo de resíduos e sedimentos gerados pelo tempo de uso.
Esse material acumulado no filtro dificulta a passagem da água e, assim sendo, há uma redução significativa no fluxo de água.

3. Coloração da água

Observe bem a água que está saindo de seu filtro, pois ela pode trazer sinais fundamentais sobre o estado dele.
Filtros sujos certamente não cumprem sua função da maneira adequada, uma vez que a capacidade de filtragem já está bastante comprometida pelo tempo e pelo uso constante. Com isso, a água não é filtrada como deveria e pode chegar até o copo com uma coloração escura.

4. Odor da água

Lembre-se sempre que, além de incolor, a água também é inodora, ou seja, não tem cheiro algum.
Portanto, se houver algum odor na água filtrada, é sinal de que a filtragem está longe da ideal. Neste caso, o filtro precisa de troca com urgência.

5. Gosto da água

Um dos principais indícios que apontam para a necessidade de trocar o filtro é a presença de qualquer alteração no sabor da água.
A água não deve ter nenhum gosto, caso você identifique algum sabor nela, o equipamento deve ser substituído imediatamente por um novo.

Deixe um comentário