Você está visualizando atualmente Refrigeração por compressor ou placa eletrônica: Qual escolher?

Refrigeração por compressor ou placa eletrônica: Qual escolher?

Quer saber como escolher o purificador com o melhor tipo de refrigeração para as necessidades da sua família? Então, leia esse artigo até o final que vamos te ajudar!

O mercado de purificadores de água no Brasil está crescendo e com isso a quantidade de modelos disponíveis também. Há inúmeros equipamentos que ofertam água natural e gelada. Para essa função, há duas tecnologias de refrigeração disponíveis: compressor e placa eletrônica. Se você já sabia dessas opções, provavelmente está pensando agora por qual delas optar. Tecnicamente, respondemos, ambas podem atendê-lo, mas vamos te explicar as situações em que cada modelo é indicado.

Refrigeração por compressor
Os purificadores que refrigeram a partir de compressão são os mais comuns do mercado. O sistema é parecido com o das geladeiras e ares-condicionados, que utilizam gases para realizar a refrigeração. Esses gases não fazem mal para as pessoas e nem poluem o meio ambiente. 🌳🌏

Assim que o equipamento é ligado na energia elétrica, o resfriamento da água começa. Um termostato indica quando todo o líquido está gelado e o resfriamento cessa. Ele começa novamente quando recebe novo volume de água natural.

Diferente das placas eletrônicas, os compressores de ar não precisam de troca de calor para resfriar a água. Eles usam apenas o gás refrigerador, abastecido ainda na fábrica dos purificadores. Isso, em países tropicais, como o Brasil, os torna mais indicados para famílias grandes e ambientes com muita circulação de pessoas.

A chance de a refrigeração não ser eficiente é se houver perda de gás, como ocorre em alguns modelos de geladeiras. Isso explica por que os purificadores refrigerados por compressor conseguem gelar mais de 10 litros de água por dia. ❄ Quem tem esse tipo de equipamento sabe que terá água gelada em no máximo uma hora, mesmo após o esvaziamento total do reservatório.

Refrigeração por placa eletrônica
O sistema por placa eletrônica é uma outra proposta de refrigeração. Ele é composto por equipamentos chamados de pastilhas termoelétricas, que atuam a partir de um princípio físico chamado de “Efeito Peltier”.

Bastante comum na indústria de refrigeração de equipamentos eletrônicos, o sistema utiliza condutores que aquecem quando submetidos a uma tensão elétrica em um sistema fechado.

Este sistema de refrigeração costuma possibilitar o desenvolvimento de produtos com valores mais acessíveis que oferecem uma ótima opção para famílias de até 4 membros que buscam água pura, natural e geladinha.

O desempenho da refrigeração do purificador de água está diretamente relacionado com a demanda de cada consumidor.

Fonte: https://blog.ibbl.com.br/2019/05/13/refrigeracao-por-compressor-ou-placa-eletronica-qual-escolher/?

Deixe um comentário